Artigos e Exercício – Jornalismo Online – aula 30/03

Persichetti_encruzilhada

Transmídia, crossmídia e intermídia na grande reportagem multimídia. Um estudo das estratégias narrativas na série Tudo Sobre, da Folha de S. Paulo1

http://www.design-educacao-tecnologia.com/conceitos/convergencia/convergencia.html

Ferramentas:

https://spark.adobe.com/page/sHkEP/

https://spark.adobe.com/page/LB2gxoA4Xc2ba/

Sites

http://www.acidadeinventada.com.br/

http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/DC_quatro_estacoes_iracema_dirceu/  (Priscila)

http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/index.html (Andressa)

http://arte.folha.uol.com.br/mercado/2015/03/12/crime-sem-castigo/ (Carolina V., Eduardo)

http://www.nytimes.com/projects/2012/snow-fall/#/?part=tunnel-creek (Pedro)

http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/zh_santamaria_1ano/aultimafoto.html

http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/index.html (Camila)

http://narrative.ly/ (Izabele)

Exercício:

Escolha um site no formato LongFor citados acima e preencha a tabela abaixo sobre o potencial hipermidiático e a relação das mídias com a convergência.

Características Linguagem hipermídiatica Justifique
1 Hipermídia pela interação entre dados, textos, imagens (fotografias, animações e vídeo) e sons (voz humana, ruído, música),
2 Capacidade de organização dos fluxos informacionais em estruturas hipertextuais
3 Disponibilizar ferramentas de navegação dentro de seu conteúdo como botões, marcadores e nós, a fim de orientar o usuário durante a interação.
4 Qualidade interativa que possibilita uma relação efetivamente dialógica com seus usuários, que passam a exercer uma função ativa dentro desse processo.

Apresentação da justificativa próxima aula.