Na busca por uma informação implícita em redes sociais, uma abordagem da Teoria Ator-Rede para o Jornalismo Digital

Na busca por uma informação implícita em redes sociais,  uma abordagem da Teoria Ator-Rede para o Jornalismo Digital

A participação das pessoas em redes sociais, é inegavelmente um fenômeno contemporâneo que apresenta como característica não só o fluxo de informações explícitas em forma de dados, singulares e autorais, mas também uma informação (dados) proveniente do movimento da própria rede. É neste contexto que este projeto se insere com o objetivo de revelar informações que estão implícitas nos movimentos participativos de redes sociotecnológica. Para isso contamos com o aporte teórico conceitual sobre a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour (2012) “seguir as coisas através das redes em que elas se transportam” . Entendemos que ao seguir os movimentos das redes sociais, podemos visualizar informações que refletem sentimentos e ações que estão implícitas nas conexões em redes sociais. Neste projeto vamos analisar e monitorar as redes sociais durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014, esta abordagem nos remete a uma pesquisa prática e experimental.

PAULINO, R. C. R. . O sentimento revelado nas redes sociais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do

Mundo de 2014: uma abordagem conceitual da Teoria Ator-Rede. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu.
Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências
da Comunicação, 2014.

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>